Parte da energia de uma onda sonora, ao propagar-se pelo ar, é absorvida pelo meio, fenômeno que não deve ser confundido com a diluição da energia, causada pelo aumento da distância da fonte, que no caso de uma propagação esférica faz com que a superfície da frente de onda aumente com o quadrado da distância, o que dilui a energia disponível na conhecida taxa de 6 dB com o dobro da distância.
Estudo básico sobre Crossovers, de João Rossi Filho, comparando as respostas em amplitude e de fase dos circuitos Butterworth e Linkwitz-Riley, de 12 e 24 dB/Oitava, ou seja, de segunda e quarta ordens.
O objetivo deste trabalho é mostrar os fatos básicos que acontecem com o alto-falante, e os parâmetros que o descrevem, quando submetido a elevados níveis de potência, o que fatalmente provocará o aquecimento da bobina, elevando a temperatura desta, por vezes, acima de 200ºC
Neste trabalho, “Cálculo dos Níveis Aplicados nos Limiters dos DSPs”, apresentado na XVII Convenção da AES, realizada de 7 a 9 de maio de 2013, em São Paulo – S.P., o Prof. Homero Sette aborda o tema com riqueza de detalhes.
Os parâmetros T-S de alto-falantes podem, atualmente, ser medidos com uma grande variedade de métodos e diferentes instrumentos.
Este trabalho aborda o conhecido fenômeno da variação da resistência da bobina móvel dos alto-falantes eletrodinâmicos, com a temperatura, apresentando resultados práticos obtidos em medições feitas em laboratório, bem como uma análise das equações normalmente usadas no equacionamento deste problema.
Neste trabalho, os conceitos fundamentais utilizados nos modelos equivalentes dos alto-falantes eletrodinâmicos são revistos.